O uso de emojis em assistentes virtuais 😁

“O uso dos emojis vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos segundo a Emojipedia. A tendência registrada desde o último ano aponta que os usuários estão utilizando os Emojis com mais frequência e confiança. A entidade também afirma que isso pode significar um amadurecimento dos ideogramas nas conversas, além da consolidação de seu uso no futuro.”

https://emojipedia.org/stats/

Entretanto, é necessário saber como utilizá-los da melhor forma em um ambiente de assistentes digitais, onde precisamos levar em consideração a experiência da pessoa usuária. Então aqui vai um compilado de boas práticas para não fazer feio ao inserir emojis no seu texto! 😉

É sempre importante levar o contexto em consideração. Não podemos usar emojis indiscriminadamente ou podemos ter uma falha na comunicação. Um “😘” pode não ser bem interpretado em um momento de  nervosismo, por exemplo. Então é fundamental ter em mente que alguns emojis não são adequados na jornada da pessoa usuária, desse modo, é melhor evitarmos.

1. Quais emojis usar?

Emojis recomendados:

😊 – Rosto sorridente

💜 – Coração

👍 – Joia/Polegar para cima

😍 – Rosto sorridente com olhos de coração

😉 – Rosto com olho piscando

😃 – Rosto risonho com olhos bem abertos

Emojis desaconselhados:

😘 – Pode ser íntimo demais

👌 – Pode remeter à supremacia branca

😂 – Assistentes digitais não são piadistas

😡 – Não queremos passar sentimento de raiva

🙏 – Pode ser confuso. Rezando ou agradecendo?

👉👉👉 / 👉👌😈- Não utilizamos sequência de emojis. Podem mudar o significado do emoji, além de prejudicar a leiturabilidade.

2. Conheça os emojis

É sempre bom estar por dentro do significado “oculto” dos Emojis. Alguns podem ter conotações apelativas ou sexuais:

😘🤤😈🍆🍑💦👅

3. Posicionar os Emojis de modo padronizado.

O posicionamento dos emojis deve ser padronizado. Dessa forma evitamos o uso desordenado dos emojis e mantemos a consistência e padrão previstos na quarta heurística de Nielsen.

É importante lembrar que o fundamental nesse tipo de comunicação é o texto, então devemos dar relevância a ele, portanto, emojis só ao final da mensagem, okay?

Ah! É interessante ressaltar que em termos de acessibilidade para pessoas usuárias que usam leitor de tela (voice over), mensagem com Emojis no meio do texto podem soar confusas.

Nessa mensagem, ao chegar no emoji, o leitor de tela fala:

“Vou precisar de umas informações para te atender melhor! Mas relaxa, rosto sorridente com óculos de sol…”

Para quem não está vendo a mensagem, pode-se entender que o assistente digital está chamando a pessoa usuária de “rosto sorridente com óculos de sol”

·         Deste modo, padronizamos o uso de Emojis no final da frase, após a pontuação (se houver).

·         Após a utilização de um Emoji, é necessário saltar uma linha para que haja uma pausa na leitura.

O uso de Emojis antes da mensagem se dará em dois casos:

Itens de menu (depois do número):

Avisos:

·        Não utilizar Emojis depois de dois pontos:

Concluímos que os nossos queridos emojis, embora divertidos, podem causar desconforto se utilizados de modo imprudente. Devemos ter em mente que ao adotarmos o uso de emojis em um produto, temos vários tipos de pessoas usuárias que utilizarão o serviço. Pessoas com visão limitada ou que dependem de um leitor de tela, por exemplo, não terão uma experiência satisfatória se os emojis estiverem mal organizados na mensagem. Com tudo isso em mente, está na hora de botar em prática o que vimos aqui! Que tal? 😊

Em caso de dúvidas sobre o significado de algum Emoji, recomendamos os sites:

https://www.emoticonsignificado.com.br/
https://emojipedia.org/
https://emojiterra.com/pt/